17 comentários:
De Visitante a 20 de Junho de 2007 às 11:36
Olá, Aspalavrasnuncatedirei, e bem vinda a este espaço.

Pois é, podemos dizer que eu sou um veterano nestas andanças do Direito de Autor...

Comecei a trabalhar na SPA com a "provecta" idade de 13 anos (pobre de mim, sou uma vítima do trabalho infantil, coitadinhoooooo!!!!).

Quanto à publicação do livro, julgo que terás de fazer primeiro a selecção e compilação dos textos que pretendes publicar. E isso, como é lógico, terás de ser tu própria a fazê-lo.

Depois há que recorrer a uma editora.

Deontologicamente - e é preciso teres em conta que, neste momento, é o "funcionário da SPA" e não o "bloguista" que está a responder-te... -, entendo não dever recomendar-te o nome desta ou daquela editora. Posso, isso sim, indicar-te o nome das duas Associações de editores e livreiros, com as respectivas páginas de internet, e a partir daí, escolheres quais as que poderás ou quererás contactar.

Assim, tens a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDITORES E LIVREIROS (A.P.E.L.) - http://www.apel.pt/

... e a UNIÃO DOS EDITORES PORTUGUESES (U.E.P.) -http://www.uep.pt/

(a título acessório, e porque a Cristal disse que trabalha numa livraria, poderás também obter a sua opinião, se porventura ela a quiser dar...)
------------

MAS!!!!!

ANTES de contactares qualquer editora, aconselho-te vivamente a que NUNCA lhe envies nenhum original assinado. Poderás mandar fotocópia, com a tua assinatura ali reproduzida, ou, se fôr via e-mail, o ficheiro com a tua assinatura digitalizada (mas de forma grosseira).

Como o direito do autor sobre a sua obra pode ser exercido independentemente de qualquer registo, não é obrigatório que este se faça. Mas sempre é uma salvaguarda...

Poderás registar a tua obra na IGAC - Serviço Regional do Porto - Rua Gonçalo Cristovão, nº 84, 5º Dt, 4000-264 Porto - Telf. 351 22 339 45 20; Fax: 351 22 339 45 29

Isto é o registo da tua obra, a teu favor, na entidade oficial que tem competência para o assegurar.


Quanto ao exercício dos teus direitos, caso a editora esteja interessada em editar a tua obra, essa edição deverá ser obrigatoriamente objecto de um contrato de edição, com as condições de tiragem, publicação, pagamento de direitos ali estipuladas.

Se precisares de mais informações, até com vista à tua inscrição na SPA, poderás contactar os meus colegas do Sector de Atendimento através de atendimento@spautores.pt, e, logicamente, visitar a página da SPA: www.spautores.pt

Beijinhos
Visitante
De aspalavrasnuncatedirei a 20 de Junho de 2007 às 13:00
Olá Henrique!
Obrigada por todas estas dicas e conselhos ser-me-ão, de certeza, muitos úteis.
Beijinhos.
De Visitante a 20 de Junho de 2007 às 13:16
De nada.

Dispõe sempre

Beijinho
Visitante

Comentar post